sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A evolução da vida: do Criptozóico ao Fanerozóico


Eon Criptozóico

Era Pré-Cambriana

Período Arcaico: As primeiras formas de vida surgiram nesse período com organismos aquáticos, por volta de 3,85 bilhões de anos atrás. Os organismos eram unicelulares, procariontes e capazes de sobreviver aos altos níveis de radiação solar existentes na atmosfera sem oxigênio e sem camada de ozônio.
Período Proterozóico: Surgimento de eucariontes que, juntamente com outros organismos unicelulares, utilizavam o oxigênio existente na atmosfera que aparecia em uma quantidade cada vez maior. No final desse período e da era pré-cambriana também houve o aparecimento de formas de vida mais simples e alguns invertebrados. O planeta começou a congelar de forma que a Terra virou uma “bola de neve” e esse acontecimento quase acabou com todos os seres pluricelulares simples que tinham acabado de surgir no planeta.


Eon Fanerozóico

Era Paleozóica

Período Cambriano: Caracterizou-se pela explosão da vida marinha.


Período Ordoviciano: Caracterizou-se pelo surgimento dos peixes e existência de algas marinhas. Uma glaciação matou 55% das espécies.
Período Siluriano: Caracterizado pelo surgimento das plantas terrestres.
Período Devoniano: Evolução dos animais aquáticos, aparecimento das primeiras florestas. Porém houve o desaparecimento de grande número de invertebrados marinhos.
Período Carbonífero: Nesse período os primeiros répteis surgiram e se formaram grandes florestas em que predominavam as gigantescas pteridófitas dos pântanos das quais derivaram espessas camadas de carvão.

Período Permiano:  Ocorrência de uma extinção em massa que eliminou 90% das criaturas marinhas, 70% das espécies vertebradas terrestres e quase todas as formas vegetais, extinção essa causada pelo impacto de um corpo celeste.


Era Mesozóica

Período Triássico: Nesse período os répteis os dominaram os continentes quando a falta de competição provocou uma evolução explosiva da classe. No período surgiram os primeiros dinossauros pequenos e bípedes.
Período Jurássico: Na fauna, predominavam os répteis, entre os quais a espécie mais numerosa era a dos dinossauros.

Período Cretáceo:  Esse período se caracteriza pela fauna de dinossauros bizarros, tartarugas e crocodilos, répteis voadores, mamíferos como os marsupiais e primatas e os insetívoros, os triconodontes e os multituberculados. O fim do Cretáceo foi marcado por um intenso vulcanismo levando a um aquecimento global e, consequentemente, uma diminuição em 90% de angiospermas levando a um decréscimo, também, dos dinossauros. Os dinossauros e os répteis voadores se extinguiram abruptamente no fim do período, devido ao impacto do asteróide Essa extinção em massa atingiu também os mamíferos triconodontes e as aves com dentes, mas as tartarugas, crocodilos e até sapos e salamandras sobreviveram ao impacto.


Era Cenozóica

Período Terciário: Caracterizado pelo desenvolvimento dos mamíferos primitivos e dos hominídeos que se diferenciaram há cerca de 23 milhões de anos e também o aparecimento de grandes carnívoros.

Período Quaternário: Último período da era Cenozóica, marcado pelo aparecimento do homem. Foram registradas cinco glaciações sucessivas e quatro recuos da camada de gelo, que duraram ao todo cerca de dois milhões de anos, com a última se iniciando há 22 mil anos e terminando há dez mil anos atrás que afetou o desenvolvimento da fauna e da flora no hemisfério norte. Os primeiros humanos se deslocaram em conseqüência das glaciações, mas se adaptaram às mudanças e sobreviveram a grande idade do gelo. Outra característica desse período é a extinção dos grandes mamíferos e as várias glaciações. Há cerca de 35 mil anos atrás, surgiu o Homo sapiens sapiens correspondentes aos homens atuais. Após o surgimento desses primeiros hominídeos inteligentes, iniciou-se uma época conhecida como pré-história, dividida em paleolítica, mesolítica e neolítica. Devido a essa glaciação, o homem se transformou do vegetariano do paleolítico em carnívoro no neolítico. Na época atual, Holoceno, iniciou-se a idade dos metais que finaliza a pré-história. Entre 7 mil e 5 mil anos atrás nascem as civilizações humanas, numa Terra onde os oceanos eram três metros mais altos do que hoje. Por volta de 5.600 a.C., o Mediterrâneo teria atingido um nível tal que o teria feito invadir a Ásia Menor, destruindo uma civilização lá existente e dando origem ao Mar Negro. Os sobreviventes teriam emigrado para outras partes do mundo, e dado origem aos relatos do dilúvio nas escrituras da humanidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário