segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aspecto importante da visita técnica

Durante o dia 28/11/2010 (quinta-feira) foi realizada uma atividade de campo pela disciplina de paleontologia, na qual os alunos visitaram dois museus, o Museu Antares - localizado no município de Feira de Santana- Ba e o Museu Geológico da Bahia que fica localizado na capital do estado (Salvador).
A visita aos museus foi enriquecedora e demonstrou que objetos se articulam à cultura, comprovando que um museu é um espaço vivo e dinâmico, no qual os alunos podem visualizar temas teóricos tratados em sala de aula.
A meu ver esta visita além de suplementar a nossa formação acadêmica ainda divulga a importância do estudo dessas  ciências, auxiliando inclusive na preservação do meio ambiente, pois divulga o patrimônio dos locais (reservas culturais e cientificas).
Dentre as coisas observadas o que mais chamou minha atenção foi as replicas tanto as replicas de dinossauro, observado no Antares, quanto às observadas no Museu Geológico, é impressionante a semelhança delas com os verdadeiros indivíduos, cada representação é feita nos mínimos detalhes (tamanho, forma, cor, etc).
Estes exemplares são tão importantes quanto o próprio fóssil ou resto de animais viventes de outras épocas. Como sabemos, o estudo dos fósseis fornece uma série de informações que permitem reconstituir a história geológica e biológica da Terra, no entanto os fósseis são escassos na natureza e coleções compostas por réplicas representativas podem ser utilizadas com o mesmo fim educativo.
Os outros aspectos visualizados também apresentaram importância e significância, são eles: os exemplares de minerais, rochas, a historia dos planetas e sua posição no universo, o relato do meteorito encontrado no Brasil cuja replica esta exposta em ambos os museus visitados. Foi de extrema importância também a visita a sala que conta a saga do petróleo, com miniatura de uma plataforma dentre outras informações.
Luana Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário